abr
11

Dicas sobre podcasts e apresentações ...

Alguns dias atrás fiz uma apresentação sobre empreendedorismo chamada “Empreendedorismo, o pontapé inicial – Como gerar ideias” baseada nos podcast do empreendecast, blog saia do lugar e minhas experiências pessoais. Durante o tempo de pesquisa utilizei algumas ferramentas e uma forma talvez não muito convencional de estudar e expor as ideias que compartilho aqui.

SpeedUp

Keynote

jfcontrol

Evernote


Para estudar, como meu trajeto casa/trabalho e vice-versa não demora menos de uma hora, passei a ouvir podcasts e dentre eles destaco:

Rapaduracast – que fala sobre cinema, mas no episódio #200 eles falam como fazer um podcast, isto me ajudou a ter algumas ideiais;
FalaFreela – trata de dicas para quem é freelancer, mas também é um repositório de ideias e empreendedorismo.
Empreendecast – aborda vários tópicos sobre empreendedorismo, este foi a minha base.

Ferramentas que passei a usar e ou conhecer:

Deixando claro que não fiz uma pesquisa mais ampla para saber quais as plataformas que estas ferramentas atendem pois sou usário de Mac, então tudo que usei e cito aqui foi para Mac e Iphone.

- Para guardar minhas ideias utilizei o Evernote, onde eu podia gravar um audio, incluir uma foto ou digitar um texto tudo no mesmo arquivo, com isto eu ia armazenando pequenos insights diariamente.
- A apresentação foi feita em 20 slides no Keynote, todos os slides eram desenhos, praticamente sem palavras então utilizei o Pixelmator para desenhar e tratar as imagens procurando deixar todas em preto e branco.
- Para apresentar utilizei o Keynote para Iphone, destaque para este pois de qualquer lugar da sala via Wi-Fi consegui mudar meus slides e acompanhar as anotações no próprio Iphone. Também pesquisei um outro chamado JFControl que também é bastante interessante e dá para controlar bastante coisa no Mac remotamente através do Iphone.
- Para ouvir os podcast, como eu não tenho muita paciência em ouvir na velocidade normal, utilizei o SpeedUp Lite assim um podcast de 30 minutos eu ouvia em 20.

Infelizmente a palestra não foi gravada, então acho não faz sentido colocar os slides aqui porque são meros desenhos e sem contexto não tem significado.

One Response to “Dicas sobre podcasts e apresentações”

Leave a Reply