Atualizado em 28/09/2009
Recentemente comecei a trabalhar em um projeto que será desenvolvido em Ruby em Rails aplicando técnicas de desenvolvimento ágil com Scrum. O maior esforço para trabalhar com metodologias ágeis tem mais haver com a questão cultural do que o uso de ferramentas, então um dos primeiros passos é remover a duplicação de informações em diversas ferramentas e colocar tudo referente as histórias, tarefas, gráficos, no quadro com cartões (Kanban), com isso a visualização fica mais fácil e sem burocracia, imediatamente elimina-se a necessidade de uma ferramenta e de uma documentação que provavelmente não seria útil e nem mesmo utilizada durante um longo tempo, contudo é interessante guardar os cartões para manter um histórico.
Começando o projeto da “estaca zero” o passo seguinte é preparar o ambiente para desenvolvimento, eu particularmente utilizava uma máquina virtual com Ubuntu 8.10 configurado com Ruby on Rails, mas até então apenas para pequenos testes. Uma solução caso não seja possível abrir do ambiente Windows é usar o dual boot. Apesar de parecer um problema para quem não trabalha com Linux, pela dificuldade de instalação, backup de arquivos e tudo mais, existem formas tranquilas de se fazer isto e em um dia de trabalho ou um pouco mais teremos um ambiente configurado com Ubuntu 9.04, Ruby 1.8.6, Rubygems 1.3.5 e Rails 2.3.2, tudo isso coexistindo sem ter nenhum problema com Windows.
Vamos “colocar a mão na massa” para configurar este ambiente. Primeiro vou mostrar a forma como o Ubuntu foi instalado, esta solução acompanha as versões do Ubuntu à algum tempo, e o que ela faz é instalar o Ubuntu dentro de uma pasta no Windows sem interferir no sistema operacional.
Não tive problemas quanto a perda de arquivos, travamento ou coisas do tipo, mas é recomendável fazer um backup de todos os arquivos.
Precisamos de uma imagem do Ubuntu 9.04 Desktop que pode ser baixada aqui ou então pode ser comprado junto com alguma revista sobre Linux.
Para montar a imagem do arquivo ISO no Windows, eu utilizei o MagicDisc que emula um CD/DVD-Rom, com isto é possível navegar nos arquivos da imagem e executá-los.
No diretório raiz da imagem montada encontraremos o arquivo wubi.exe, basta rodá-lo e selecionar o botão “Install inside Windows”, conforme figura abaixo.
Na segunda tela informe um usuário e uma senha, para o restante geralmente o padrão já atende.
Alguns arquivos serão instalados e após isso o computador será reiniciado com a possibilidade de escolher o sistema operacional desejado. Escolha o Ubuntu neste momento para que ele instale todo sistema operacional.
Se houver algum problema com a placa de vídeo e não for possível visualizar a tela com nitidez, reinicie a máquina, escolha novamente Ubuntu como boot e entre no menu utilizando a tecla ESC, então escolha a opção SAFE MODE GRAPHICS e aguarde a instalação que será iniciada via texto até que o ambiente se torne estável para rodar em modo gráfico.
A partir deste ponto se a instalação ocorreu com sucesso ao reiniciar será possível escolher o sistema operacional desejado.
O próximo passo é instalar o Ruby e o Rails, lembrando que por padrão os repositórios no Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope estão configurados para instalar a versão 1.8.7 do Ruby, mas por questão de compatibilidade com outras bibliotecas utilizaremos a versão 1.8.6, contudo essa etapa fica para o próximo post.
Observações: Existe uma convenção no mundo Linux que nem todos usuários de plataforma Windows conhecem, toda versão terminada com um número ímpar é uma versão instável que ainda está em desenvolvimento e nunca deve ser usada em produção, devemos utilizar sempre uma versão estável que no caso do Ruby deveria ser a versão 1.8.6, contudo parece que isto não é seguido quando se refere ao Ruby pois o próprio Ubuntu 9.04 foi lançado com a versão 1.8.7.
agosto 27th, 2009 at 7:13
O que é o wubi.exe? Vem com a imagem do Ubuntu? Onde é possível baixa-lo?
agosto 27th, 2009 at 23:01
Sim, o Wubi fica na raiz da imagem que foi baixada ou do CD que foi adquirido, desde a versão 5 se não me engano. É justamente ele quem faz a instalação em uma pasta do Windows. Atualizei esta informação no próprio post, valeu!
outubro 16th, 2009 at 17:41
Parabéns pelo post Mauricio!
Consegui instalar o Ubuntu 9.04 sem problemas no meu note com Windows XP.
Valeu!
outubro 19th, 2009 at 20:18
Valeu Flávio!! Obrigado, abraços!!
fevereiro 15th, 2010 at 23:14
[...] Continuando a configuração de um ambiente para iniciar um projeto em Rails, vamos configurar o Ruby, o Ruby on Rails e algumas gems. Primeiramente por uma questão de compatibilidade vamos preparar a configurações para instalar o Ruby 1.8.6. Por padrão o Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope vem configurado para instalação da verão 1.8.7 do Ruby, para alterar precisamos alterar alguns arquivos. Verifique se já existe alguma versão instalada e remova. [...]
fevereiro 24th, 2010 at 9:28
Pra quem não consegue baixar o Magic Disc no link indicado fica aqui outro link:
http://www.baixaki.com.br/download/magicdisc.htm
Vlw Maurício.
fevereiro 25th, 2010 at 14:47
Valeu André, atualizei o link quebrado. Obrigado pelo aviso.