jan
22

Virtualização no Windows para testar novo ...

A área de tecnologia avança rapidamente, por isso temos necessidade de explorar tudo o que é novo. A melhor forma de fazer isto sem medo de perder as configurações e dados do ambiente atual é virtualizar sistemas e utilizá-los para aprendizado, testes, entre outros fins. No último ano ouvimos falar muito sobre virtualização então para conhecer sem perder muito tempo seguem dois caminhos bem curtos para criar máquinas virtuais.

Virtual PC 2007 - que agora está disponível gratuitamente no site da Microsoft

      1) Instale Virtual PC 2007 que tem um pouco mais de 30 MB.

      2) Execute o programa e crie uma máquina virtual através do wizard. Se for um ambiente Linux use “Other” em “Operating System” e no próximo passo aumente a  memória ao menos para 256 MB.

      3) Com a máquina virtual criada clique em “Start” e a partir daí instale o sistema operacional normalmente.

Na minha opinião o Virtual PC é caminho mais simples e rápido para virtualização além de ser bastante “leve”, porém não se compara em questão de recursos com o Player ou Server da VMware.

VMware Player – também é gratuito, mas é preciso fazer um registro para obter o número de série. Com este software podemos rodar máquinas virtuais, porém não é possível criá-las como no Virtual PC, para isto seria necessário instalar o VMware Server que também é gratuito porém um pouco mais complexo por questões de configuração principalmente para quem usa o Visual Studio.

      1) Após baixar e instalar o programa é necessário obter uma imagem (Virtual Appliance) diretamente no site da VMware ou de outros fornecedores. Abaixo estão alguns links para imagens do Ubuntu/Linux.

    Obs: Anotar usuário e senha de cada imagem.

      2) Descompacte a imagem em uma pasta, abra o VMware Player, clique em “Open” e procure o arquivo .vmx na pasta onde estão os arquivos que foram descompactados.

      3) Carregue a máquina virtual e faça o login com o usuário e senha informado pelo fornecedor da imagem.

Mais informações e referências:

      - VMware Produtos
      - Microsoft Virtual PC
      - Virtualização para rodar Windows e Linux
      - Starting the VMware web service
      - Como instalar VMware Player no Windows e Linux
      - Usando o VMware Player no Linux

Leave a Reply